segunda-feira, 25 de julho de 2016

Lock and Key - Sarah Dessen - Opinião


Na primeira foto está o livro com a jacket rosa que é recortada em forma de fechadura. Na segunda foto temos o livro sem a jacket que é lindo em tons de azul com a foto da mão a segurar um colar com uma chave e fechadura. Acho que é um dos livros mais bonitos que tenho na estante.

Sinopse

Ruby, where is your mother?
Ruby knows that the game is up. For the past few months, she's been on her own in the yellow house, managing somehow, knowing that her mother will probably never return.
That's how she comes to live with Cora, the sister she hasn't seen in ten years, and Cora's husband Jamie, whose down-to-earth demeanor makes it hard for Ruby to believe he founded the most popular networking Web site around. A luxurious house, fancy private school, a new wardrobe, the promise of college and a future; it's a dream come true. So why is Ruby such a reluctant Cinderella, wary and defensive? And why is Nate, the genial boy next door with some secrets of his own, unable to accept the help that Ruby is just learning to give?
Best-selling author Sarah Dessen explores the heart of a gutsy, complex girl dealing with unforeseen circumstances and learning to trust again.

Opinião com spoilers

Ruby tem 17 anos e vive com a mãe que é negligente para com ela. O seu pai abandonou-as quando ela era pequena e a sua irmã mais velha deixou de aparecer quando foi para a faculdade (ou pelo menos é isso que a Ruby pensa). Entretanto Ruby está habituada a cuidar dela, tem um emprego e cuida da casa e mesmo da mãe sempre que a mãe se mete em problemas. Além disso, a mãe está sempre a fazer com que se mudem e a inventar novos nomes para ambas, para fugir a credores.
Até ao dia em que a mãe a abandona. Durante uns tempos, Ruby desenrasca-se sozinha, mas eventualmente a segurança social descobre e leva-a para uma instituição. Aí, a irmã que Ruby pensava que não queria saber dela, vai buscá-la e leva-a para viver consigo e com o marido. Estes estão muito bem financeiramente o que quer dizer que Ruby agora apenas tem de se preocupar em estudar. O problema é que esta estabilidade é estranha para ela, pois não está habituada a confiar e a ter tantos luxos. Então ao longo do livro vamos acompanhar a evolução da personagem que tem de aprender a confiar nos outros e a importância da família.
Penso que a autora queria mostrar ao longo de todo o livro, os laços que se estabelecem numa família "normal". Como o comportamento desses mesmos familiares condiciona o crescimento, aprendizagem e forma de estar na vida, assim como o modo como interegimos com os outros.
Ruby envolve-se com Nate, o vizinho do lado que também tem os seus problemas com o pai, mas aqui o romance é secundário apesar de ser engraçado acompanhar o desabrochar da sua relação.
Não sei se faltou qualquer coisa por não ser o meu género literário favorito ou se faltou qualquer coisa à história ou personagens.
De qualquer modo é uma leitura que recomendo quer para adolescentes quer para adultos, devido ao tema retratado, além de ser um livro com uma boa escrita.
Este é o primeiro livro que leio da autora e fiquei com curiosidade para ler mais.

3.5/5

1 comentário: