quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Opinião - The Bronze Horseman - Paullina Simons

Titulo original: The Bronze Horseman
Titulo português (a pior tradução de título dos ultimos tempos): O grande amor da minha vida


Sinopse
Tatiana vive com a família em Leninegrado. A Rússia foi flagelada pela revolução, mas a cidade mais cosmopolita do país guarda ainda memórias do glamour do passado. 
Bela e vibrante, Tatiana não deixa que o dramatismo que a rodeia a impeça de sonhar com um futuro melhor. Mas este será o pior e o melhor dia da sua vida. O dia fatídico em que Hitler invade a Rússia. O dia assombroso em que conhece aquele que será o seu grande e único amor. 
Quando Tatiana e Alexander se cruzam na rua, a atração é imediata. Ambos sabem que as suas vidas nunca mais serão as mesmas. Ingénua e inexperiente, Tatiana aprende com o jovem soldado os prazeres da paixão e da sensualidade. Atormentado pela guerra e pela incerteza quanto ao futuro, Alexander descobre a doçura dos afetos. E, enquanto as bombas caem sobre Leninegrado, eles vivem um amor que sabem ser eterno mas impossível. É um amor que pode destruir a família de Tatiana. Um amor que pode significar a morte de todos os que os rodeiam. 
Ameaçados pela implacável máquina de guerra nazi e pelo desumano regime soviético, Tatiana e Alexander são arremessados para o vórtice da História, naquele que será o ponto de viragem do século XX e que moldará o mundo moderno.


Opinião
Em relação à personagem principal feminina Tatiana parece no inicio um pouco cabeça oca mas é justificado por ter 16 anos e por ter sido muito protegida pela familia. Apaixona-se por Alexander, que se descobre ser o namorado da irmã Dasha. Alexander apaixona se por Tatiana. Tatiana não quer estar com Alexander porque não quer ferir os sentimentos da irmã.
Temos assim um triângulo amoroso com a Segunda Guerra Mundial e o Cerco a Leningrado como pano de fundo.
O romance entre os dois protagonistas vai-se tornando cada vez mais intenso, ambos vão crescendo, obstáculos são removidos e outros são adicionados.
Apesar de ser uma história de amor cativante, o que me cativou neste livro foi mesmo a descrição do ambiente de guerra e tudo o que se passou durante o cerco, especialmente a forma como todos viviam em apartamentos comuns e o racionamento da comida, as pessoas a caírem mortas de fome no meio da rua.
Foi uma leitura marcante sem dúvida. Tenho os restantes livros da trilogia e vou querer continuar a ler especialmente por causa do cliffhanger no final.


5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário