sábado, 18 de julho de 2015

Between the Lines - Jodi Picoult & Samantha Van Leer - Opinião

A minha última leitura foi o Between the Lines da autora Jodi Picoult escrito em conjunto com a sua filha Samantha Van Leer. 
Fiquei curiosa com o livro após ouvir falar dele por vários booktubers americanos. 





Sinopse

Delilah is a bit of a loner who prefers spending her time in the school library with her head in a book--one book in particular. Between the Lines" may be a fairy tale, but it feels real. Prince Oliver is brave, adventurous, and loving. He really speaks to Delilah. And then one day Oliver actually speaks to her. Turns out, Oliver is more than a one-dimensional storybook prince. He's a restless teen who feels trapped by his literary existence and hates that his entire life is predetermined. He's sure there's more for him out there in the real world, and Delilah might just be his key to freedom. Delilah and Oliver work together to attempt to get Oliver out of his book, a challenging task that forces them to examine their perceptions of fate, the world, and their places in it. And as their attraction to each other grows along the way, a romance blossoms that is anything but a fairy tale.

Opinião

Vou tentar dar a minha opinião sem spoilers.
Este livro é sobre a Delilah que é bastante tímida e pouco popular na escola e gosta de ler. Um dia na biblioteca da escola encontra o livro Between the Lines que é um conto sobre um príncipe que tenta salvar a princesa para terem o seu final feliz. Ela gosta tanto da história e dos personagens que o lê vezes sem conta. 
O príncipe Oliver e todas as personagens do conto são na realidade actores que representam a história de cada vez que o Between the Lines é aberto e têm a sua "vida" assim que o livro é fechado. O problema é que o Oliver está farto da repetição dos seus dias é quer conhecer o mundo real, do qual tem breves imagens enquanto a Delilah está a ler o livro. 
Ao longo do livro vamos acompanhar o desenvolvimento da amizade e mais tarde romance entre eles, assim como o seu crescimento à medida que lutam por alcançar os seus objectivos.

A história é contada pelo ponto de vista do Oliver e pelo ponto de vista da Delilah, sendo que entre além do que ambos contam também é contada a história contida no livro.
Gostei muito do livro pela sua originalidade pois conta-nos duas histórias ao mesmo tempo, pela escrita fluída. É um óptimo livro para adolescentes, jovens adultos e a adultos que continuam a gostar de contos de fadas e finais felizes. 
Por outro lado, achei que havia partes muito paradas que tornavam a leitura aborrecida, e por outro lado esticaram demais a história e foram por um caminho que não me convenceu...

O livro em si é lindo porque tem imensas ilustrações ao longo do texto, mas sempre que vai começar a história relativamente ao conto de fadas, há sempre uma ilustração colorida na primeira página. O texto tem também 3 cores diferentes: azul, verde e preto para ajudar a diferenciar o narrador. 







As autoras lançaram recentemente o Off the Page que é uma continuação deste Between the Lines e já mora cá em casa para em breve ser lido. Para ver se fico com melhor opinião sobre a história.

5 comentários: