quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Opinião - Gandhi, uma biografia em manga


Ao passar na semana passada por um quiosque vi este livro, o título interessava me era em mangá e por 4.9eur não o pude deixar lá. Vai por isso fazer parte do bookhaul de Agosto.


Ele retrata a vida de Ghandi desde que ele era criança e até à velhice. Mostra-nos como ele passou de um jovem que tinha medo de falar em público a um adulto capaz de mover milhares de pessoas por uma causa. Penso que não é spoiler o que vou dizer a seguir. Ele casou novo mas contra as crenças do seu povo quis ir estudar direito e formar-se em advocacia em Inglaterra, que era na altura quem governava a Índia. Posteriormente foi trabalhar para a África do Sul e foi aí que começou a lutar pela igualdade e pelos direitos dos indianos quando lhes queriam tirar o direito ao voto. Mais tarde, já na Índia lutou pela abolição do sistema de castas e pela independência do seu país, apelando ás pessoas que defendessem os seus direitos mas sem recurso à violência.
De um modo geral gostei desta leitura, mas não tinha reparado que ela era em português do Brasil, isso associado a um ou outro erro ortográfico e falta de informação sobre termos indianos utilizados, tornou a leitura confusa em certos pontos. Penso que esta edição seria beneficiada com um glossário no final do livro, se queriam mesmo utilizar os nomes em indiano. Além disso poderia encerrar com o seu falecimento e as causas da sua morte e funeral, remetendo para a sua importância na actualidade. Eu sei que sendo uma versão manga, a informação tem de ser condensada, mas acho que mais meia dúzia de páginas só melhorava o livro.
Gostaste? Gostei e a edição é linda, mas senti falta de mais informação e de compreensão de alguns termos.



Alguém já conhecia esta edição? Já a leu?


1 comentário:

  1. Afinal já te seguia! Já vi aqui o meu avatar.
    Não tenho é por hábito seguir blogs...desculpa.

    ResponderEliminar